global.stay-tuned

Orientações Gerais aos Pais e Alunos

Fique por dentro da sistemática do colégio.

Orientações Gerais aos Pais e Alunos

Avaliações

  • As provas terão peso 8.0
  • As atividades terão peso 2.0 em sua soma.
  • As duas notas deverão constar no cabeçalho das provas, bem como a sua soma.
  • A prova de recuperação terá peso 10,0.
  • O aluno que não realizar ou não entregar as atividades solicitadas para complementar a nota da prova não terão direito a realizar a prova de recuperação.
  • A recuperação será do conteúdo dado no bimestre e não da prova.
  • Não serão aplicadas provas de recuperação aos seguintes instrumentos de avaliação:
  • Seminários
  • Listas de Exercícios
  • Provas Orais
  • Trabalhos
  • O aluno poderá entregar os trabalhos solicitados que dão direito à recuperação até o momento da prova de recuperação para poder realiza-la, mas neste caso, não valerá nota.

 

Avaliações especiais:

  • PAAEB – É o Programa Adventista de Avaliação da Educação Básica e tem como principal objetivo retratar a realidade do desempenho acadêmico da Rede e com base nos resultados obtidos, levantar dados que permitam a identificação dos pontos fortes e das oportunidades de aprimoramento da qualidade educacional. Realizado uma vez ao ano.
  • Avaliação Diagnóstica – Realizado no início de cada ano, a Avaliação diagnóstica tem o objetivo de realizar uma sondagem de assimilação do conteúdo do ano anterior.
  • Simulados – É por meio dos simulados que os alunos se familiarizam com as provas de Enem e Vestibulares, entre outras. Através destes aprendem a administrar o tempo, a controlar a ansiedade, conhecem seus pontos fortes e fracos e definem estratégias para a resolução das questões. São aplicados duas vezes ao ano.

 

AGENDA MODELO ONLINE

A agenda de aulas e atividades para casa será postada diariamente no portal do colégio e estará disponível para verificação dos pais e alunos através do acesso com login na página do colégio ou no aplicativo “educação adventista” que os senhores podem instalar em seus smartphones. Nesta agenda deverão estarão discriminados conteúdos dados, deveres, trabalhos e avaliações com suas respectivas datas.

 

OCORRÊNCIAS

As ocorrências de sala de aula serão preenchidas diariamente pelo professor no caderno de ocorrências de sala e postadas pelo SOE no portal do colégio.

Os pais serão informados diariamente, via e–mail e uma vez por bimestre serão impressas para serem assinadas.

Esta é uma ferramenta documental para os pais e é muito importante que acompanhem sistematicamente.

 

FALTAS E ATRASOS

Evite que seu filho chegue atrasado ou falte às aulas. Isto pode acarretar em grande perda acadêmica e possíveis dificuldades que gerarão notas baixas.

Caso a falta aconteça em dias de prova, o aluno deverá apresentar a justificativa da falta ao SOE no dia seguinte. Somente dará direito a realização da prova substitutiva se esta falta for justificada por atestado médico ou outro documento legal. Sem justificativa plausível o aluno não terá direito à prova substitutiva e só fará a prova de recuperação no final do bimestre.

A lei obriga as escolas notificarem o conselho tutelar quando os alunos atingirem 7,5% de faltas (30% do limite legal que é de 25%).

Considerando que temos 200 dias letivos, quando um aluno atingir 15 dias de falta (7,5% de 200), o CT deverá ser notificado.

Portanto, a não ser que o aluno tenha um motivo realmente justo como doença, por exemplo, ensine-o a ser pontual e manter a frequência escolar.

 

CONSELHO DE CLASSE

O conselho de classe é realizado todos os bimestres durante a semana de retomada de conteúdo, antes das provas de recuperação. Neste momento serão listados os alunos que não conseguiram média parcial mínima 6,0 (nas provas e trabalhos) e convocados para a recuperação.

Não é necessário que os pais esperem a reunião do Conselho de Classe para marcarem uma reunião com o SOE ou o professor.

O SOE ou o professor poderão também convocar os responsáveis de alunos com dificuldades de aprendizado ou faltas excessivas antes da reunião de pais. 

A qualquer momento do bimestre esta convocação poderá ser feita a fim de que a dificuldade do aluno seja trabalhada.

 

ESPELHO DE CLASSE

O professor conselheiro deverá montar o espelho de classe, após o recesso de carnaval, respeitando e priorizando as necessidades de cada aluno.

O aluno deve respeitar o local que lhe foi designado e havendo qualquer dificuldade poderá entrar em contato com o SOE.

 

AVALIAÇÃO SUBSTITUTIVA

  • As provas substitutivas serão diferentes das que foram aplicadas anteriormente.
  • Serão aplicadas no período normal de aula em que o aluno está matriculado e na data estipulada pelo professor, mediante apresentação de atestado e autorização do SOE.
  • Somente terá direito à avaliação substitutiva o aluno que apresentar atestado médico ou outro documento oficial (atestado de óbito familiar, convocação judicial, atestado de retirada de passaporte, atestado de exames laboratoriais, entre outros).

 

ALUNO COM NECESSIDADES ESPECIAIS (laudados)

Para que este aluno tenha a atenção especial que lhe é de direito, os laudos e relatórios médicos devem estar atualizados para que o professor tenha ciência das suas necessidades e faça as adaptações corretas em suas aulas a fim de atender o aluno da melhor maneira possível, facilitando o seu aprendizado.

 

TAREFAS DE CASA / TRABALHOS

Todas as tarefas de casa, bem como os trabalhos solicitados pelo professor valem nota (2,0) que será somada à nota da prova para composição da média.

Verifique se o seu filho está realizando todas as tarefas solicitadas e entregando todos os trabalhos pedidos pelo professor, inclusive as que são feitas no portal CPB (Ensino Médio)

O professor não solicita trabalhos em grupo para alunos fora do período de aulas. Eles são desenvolvidos em sala de aula).

É de inteira responsabilidade do aluno e dos responsáveis o prejuízo acadêmico pela não execução das atividades propostas.

 

Tenham todo um ano excelente!