global.stay-tuned

A IMPORTÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO DA MOCHILA

Você sabia que a organização da mochila afeta o desempenho e concentração do seu filho?

A IMPORTÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO DA MOCHILA

Então fique atento à mochila de seu filho:

  • Se você encontrar papéis amassados, lixo e cadernos amarrotados na mochila de seu filho, saiba que isso pode estar bagunçando o seu desempenho nas aulas. Sujeira e Peso extra pode prejudicar a coluna.

 

  • Para evItar danos à coluna, procure deixar na mochila somente o material necessário para o dia. Os livros e cadernos estão pesados? Deixe-os sempre no compartimento mais próximo à coluna, e nunca nos bolsos extremos. Quanto mais perto da coluna, melhor ficará a distribuição de peso da mochila.

 

  • Organize lápis e canetas e pequenos objetos no estojo! Há bons estojos com divisórias internas que podem facilitar a organização dos lápis coloridos, canetas de uso frequente, tesoura, borracha…

 

  • Tenha uma pasta para colocar as folhas soltas. Isso vai ser bem mais simples para a organização da mochila. Coloque na pasta os papéis soltos, como trabalhos, provas, avaliações.

 

  • Quando a mochila está em ordem, a criança se envolve mais, consegue se planejar e acompanhar o ritmo da aula.

 

Você pode e deve ajudar! Siga estas dicas:

  • Ensine e ajude a criança a separar o material que vai usar no dia. Ao fazer isso, além de não carregar peso desnecessário, faz com que o aluno já vá se preparando e se organizando mentalmente para o conteúdo que vai ser trabalhado.

 

  • É essencial que o aluno entenda a relação do que está estudando com a realidade prática. Enquanto ajuda seu filho a organizar o material, você pode contar alguma curiosidade sobre as matérias. Por exemplo, ao separar o livro de Geografia, comente alguma coisa legal que você descobriu graças à Geografia, ou então como a Matemática lhe ajudou em algum momento do dia.

 

  • Crie um senso de responsabilidade do aluno para com o material, a importância de cuidar bem dos cadernos, selecionar o que vai na mochila etc. Mostre que a organização não é só um protocolo a seguir, ela irá beneficiá-lo na hora de consultar algum assunto enquanto estuda. É importante o aluno estar envolvido e saber o porquê.

 

  • Encape cadernos e livros para que se mantenham bonitos e bem conservados. Isso irá motivar o aluno. Ninguém se anima a pegar um material todo acabado, né?

 

Quando ensinamos organização aos nossos filhos, fazemos com que adquira um hábito extremamente saudável, pois quando temos um ambiente organizado, teremos uma mente organizada e mais produtiva.

 

Siga a dica!